10 dicas para começar um blog!

09:44



Oiii!

Hoje resolvi dar dicas para quem quer começar um blog. Não tenho tanta experiência assim, mas desde que comecei com o blog 
porque não compartilhar com vocês o que eu já sei sobre esse mundo? Então, vamos lá!

1. Escolha um tema

O primeiro passo para ter uma página só sua na internet é decidir sobre o que você vai escrever, qual será o foco que servirá de base para suas postagens. 

2. Escreva sobre o que tem mais propriedade

Não adianta querer falar sobre assuntos que você não conhece muito bem ou que não tem tanta afinidade só para tentar agradar. Seus posts sempre serão mais interessantes se você apresentar coisas que você vivencia ou já teve uma experiência.

3. Escolha um nome criativo

Escolher um nome pode ser um dilema, mas pense em algo que envolva todo o conceito do seu blog, faça um verdadeiro brainstorming, coloque o conceito principal do seu blog num papel e vá desenvolvendo com palavras que tenham a ver, isso vai te ajudar a chegar num resultado final. Confesso que o nome Só Lorota veio de um atingo twitter que eu tinha, mas que no final das contas ficou super divertido além do "Lorota" ser um trocadilho com o meu nome, o significado envolve todas as "lorotices" com que nos importamos hoje em dia.

4. Invista num bom layout

Nem sempre o melhor layout é aquele cheio de coisas, nesse caso menos sempre é mais . Um layout básico e clean facilita a leitura e a navegação. Se você é como eu que não sabe mexer com html, contrate alguém que faça isso para você ou peça algum amigo que saiba fazer. Pedi a Vanessa para me ajudar com isso e ela montou todo o blog pra mim! <3

5. Escolha sua plataforma

Hoje em dia existem várias plataformas (sites próprios para isso) para você criar um blog. Apesar da maioria das pessoas achar que o Wordpress é o melhor que tem, o meu blog é feito pelo Blogger e não pago nada por isso. Quando comecei com o blog, usava a plataforma do Wix por ser beeem mais fácil de montar seu próprio layout sem precisar de html, porém não indico para quem não quer pagar por um pacote mensal quando transformar em domínio próprio, além de ser um site super pesado que demora para carregar.

6. Tenha um domínio próprio

Ter um domínio próprio dá muito mais profissionalismo ao seu blog e mesmo se você tiver um blog apenas por hobbie, vai facilitar muito para quem quiser acessar. O domínio próprio nada mais é do que tirar o .blogspot.com e transformar seu site em .com.br ou só .com. Fiz isso pelo site da Uol Host e custa apenas 40 reais por ano. 

7. Tenha uma frequência de postagens

Não deixe seu blog desatualizado, quanto mais você postar, mais pessoas se interessarão por ele, além de que os seus leitores sempre vão querer novidades. Faça uma programação de posts e se não puder postar todos os dias poste de 2 a 3 vezes por semana.

8. Faça posts de qualidade

Hoje em dia as pessoas preferem posts mais objetivos e com mais imagens, claro que o o blog é o seu lugar de "desabafar", mas ao menos que você tenha um blog de histórias, não escreva muuito para não ficar tão cansativo.

9. Coloque imagens em seus posts

As imagens são muito importantes para ilustrar os posts e é fundamental você ter imagens de boa qualidade. Não precisa ter uma boa câmera para isso, fotos de celular com iluminação natural e uma boa edição ficam ótimas, organize seu cenário e pronto. Vale pegar imagem da internet também para posts sobre algum assunto mais abrangente como por exemplo o sobre o seu curso da faculdade, ou algo assim, só não vale abusar, o seu blog tem que ter sua cara e ser produzido por você. 

10. Divulgue o seu blog em todas as redes

É muito importante você divulgar o seu blog para que ele se torne cada vez mais conhecido pelas pessoas. Peça ajuda de suas amigas para fazerem isso também. No meu caso eu preferi criar um novo instagram só para o blog e uma Fã Page no Facebook, mas sempre reposto tudo no meu face pessoal. O YouTube também é fundamental para divulgação e serve para complementar o seu blog. Sou muito tímida ainda para YouTube e não gosto muito de ver na frente das câmeras, mas estou tentando, tudo isso para deixar as postagens mais interessantes para vocês, haha.


Leia também:

0 comentários

Arquivo

Seguidores