Meu curso de Publicidade e Propaganda!

14:29


Oiii!

 Hoje vim contar um pouco sobre o meu curso de Publicidade e Propaganda para quem tem vontade de conhecer e de tirar suas dúvidas na hora de escolher qual curso fazer. Além disso, querendo ou não, atualmente muitos cursos sofrem um certo tipo de preconceito por conta da falta de conhecimento das pessoas, por isso resolvi abordar o assunto aqui no blog.

Bom, antes de decidir que queria mesmo fazer o curso de Publicidade e Propaganda eu estava bem confusa e cheguei a pensar que queria mesmo medicina, mas as pessoas sempre diziam que eu era criativa e que desde pequena eu adorava falar muito, e foi ai que com a ajuda da terapia com psicólogo pude perceber que depois do blog, algo que realmente me interessava era a área de comunicação. 

O que é Publicidade e Propaganda?

O curso de publicidade e propaganda tem na verdade o nome de "Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda", mas você sabe o porque disso? 
Antes de qualquer coisa, a comunicação é a base de tudo, daí vem o nome. O publicitário tem a grande missão de criar peças, jingles e buscar a melhor maneira de apresentar um produto ao mercado e convencer o público por meio da comunicação e das ferramentas que ele utiliza para tal. O curso tem duração de 3 anos e meio.

Qual é a grade do curso?

Atualmente passei para o terceiro semestre do curso e já tive matérias com a abordagem prática e teórica. Logo no primeiro semestre na matéria de Editoração Eletrônica aprendi a mexer em programas fundamentais pra quem quer seguir essa área como o Adobe Illustrator e o Photoshop. Minha turma tinha aulas práticas no laboratório de computadores MAC onde o professor ia explicando e mostrando passo a passo no retroprojetor. As provas também eram realizadas no laboratório e era uma das matérias que eu mais gostava!

Comunicação Visual

Outra matéria que amei e achei incrível foi a de Comunicação Visual onde aprendemos um pouco sobre os significados das formas, dos símbolos visuais, das cores, sobre as tipografias e como isso tudo influencia as nossas percepções e interpretações sobre as coisas. Por exemplo, você sabe porque as empresas de fast food utilizam principalmente as cores amarelo e vermelho? Então, são duas cores quentes e que remetem à fome, além disso, o vermelho não é uma cor aconchegante e é por isso que está presente, para que você compre seu lanche e vá embora, remetendo ao conceito de "fast food" - comida rápida.



Publicidade x Marketing

O segundo semestre foi um pouco mais pesado em relação à teoria, aprendemos um pouco sobre o que é marketing, sobre a gestão das organizações, as ferramentas da comunicação e a única matéria que tinha partes práticas, Fotografia. 

No segundo semestre também comecei  a estagiar numa agência de marketing (que não é a mesma coisa que uma agência publicitária, mas está ligado) e assim pude ver como funciona o trabalho na prática! Foi super legal e a agência é dividida em cargos como, redação (quem pensa em todo o texto da campanha), criação (a parte criativa das campanhas), direção de arte (quem mexe com os programas para a criação das peças), atendimento (quem tem contato direto com o cliente e é responsável por passar o "briefing" - resumo do que o cliente quer - para o restante da agência) e mídias sociais (quem fica responsável por administrar as mídias dos clientes e onde eu fiquei mais focada).

Fui uma experiência super válida para mim e apesar de Marketing ser uma área diferente está diretamente ligado à Publicidade e é bem mais abrangente pois reúne não só o processo de vendas mas a relação da empresa com o cliente, com base em pesquisas de mercado. Já a Publicidade se refere mais à divulgação do produto.

A Importância


Enfim, Publicidade e Propaganda é um curso que tem sua base na maneira de comunicar e é sem dúvidas muito divertido e pra quem gosta de estar sempre antenado com o tudo o que acontece no mundo, e é sem dúvidas o que eu amo fazer! (Acho que a única coisa que não gosto no curso é o fato do mascote ser um galo, rsrs). 
Além disso é um mercado que está em constante desenvolvimento, principalmente depois do surgimento de blogs e da era digital em que vivemos, apesar de ser uma profissão muitas vezes vista como supérflua, só quem estuda o ramo sabe a importância de ter uma boa comunicação em sua empresa hoje em dia e os bons frutos que isso dá. 

Beijos da Lore!
<3

Leia também:

2 comentários

  1. Lore, se eu te contar que tô bem em dúvida entre publicidade e propaganda e design gráfico você acredita? Pois é. Achei seu post bem esclarecedor, quase como um vídeo. Deixei até favoritado aqui pra voltar se esquecer de algo hehe <3

    no instagram: @iripelomundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, acontece Iri!! Mas que bom que pude te ajudar! É tão bom fazer algo que realmente nos identificamos! <3

      Excluir

Arquivo

Seguidores